
O QUE É UM CONVERSOR DE TORQUE?
O conversor de torque é constituído basicamente de 5 partes: impulsor, estator, turbina, placa lock-up e tampa, além de vários outros componentes. Na mecânica faz parte da família dos acopladores hidráulicos e para seu perfeito funcionamento depende apenas do fluxo de óleo no qual a bomba de óleo da transmissão é responsável. Em conversores com lock-up, atuadores elétricos atuam no acoplamento em determinados regimes de velocidade.
QUAL A FUNÇÃO DO CONVERSOR DE TORQUE?
O conversor de torque tem o funcionamento completamente hidráulico e permite a parada e saída de um veículo sem quaisquer acionamentos mecânicos, funcionando da mesma forma que uma embreagem em câmbios mecânicos. Quando em movimento o conversor transfere a potência do motor para a transmissão de forma contínua, eliminando ruídos e solavancos (típicos das trocas de marchas), e para de funcionar quando o veículo está parado.
PORQUE DEVO RECONDICIONAR?
Por ser uma peça mecânica, há componentes de atrito com vida útil que ao sofrerem desgaste perdem o rendimento e começam a apresentar ruído, gerando folgas excessivas até a consequente quebra do mesmo. As peças que sofrem desgaste são rolamentos, baquelites e calços de alumínio deslizantes, fitas e discos de fricção, catraca, gargalo do impulsor, cubo da turbina, molas, anéis e retentores de vedação entre outro, dependendo do modelo do conversor de torque.